3 pontos que você precisa avaliar na oportunidade de um negócio

Se tornar um profissional autônomo é uma grande conquista para muitos profissionais. Entretanto, tal conquista não se resume em prospectar clientes e ganhar dinheiro. É necessário estar atento a muitos detalhes para não sofrer prejuízos com o seu negócio.

No início da jornada empreendedora, o desejo de ter vários clientes e ganhar grana podem acelerar os processos e fazer com que o empreendedor deixe de lado alguns detalhes importantes no fechamento dos negócios, o que pode levar, futuramente, a problemas financeiros e até questões de compliance à empresa.

Portanto, hoje trouxemos 3 pontos importantes que você, empreendedor, precisa avaliar muito bem antes de fechar um negócio.

Confira!

1 – PERFIL DO CLIENTE

Quando alguém demonstra interesse em seu produto ou serviço, não sai saia fazendo a venda de imediato. É preciso analisar o perfil do comprador e identificar se ele realmente é a pessoa adequada para o seu produto ou serviço, pois, se não for, pode ser que após a venda ele(a) saia por aí falando mal do seu negócio por não ter trazido os resultados desejados a ele(a). Já pensou?

Portanto, antes de fechar a venda, além de avaliar a situação financeira do profissional para saber se ele realmente terá condições de bancar o seu produto ou serviço, avalie também o seu perfil e garanta que o seu negócio pode ser útil a ele(a).

2 – FORMALIZAÇÃO DE CONTRATO

Este é um ponto extremamente importante, entretanto, nem todos os empreendedores dão a devida atenção.

Formalizar contratos pode parecer uma burocracia chata e, por isso, muitos trabalhadores freelancers, por exemplo, não fazem. Entretanto, elaborar um contrato que estabeleça um vínculo entre cliente e empresa é fundamental, pois, desta forma, você protege o seu negócio de quaisquer alegações infundadas que os clientes podem alegar sobre os seus serviços ou produto.

Portanto, elabore um documento completo, dispondo todos os direitos e deveres entre as partes envolvidas.

Peça ajuda de um advogado para este serviço, pois é importante.

3 – ATENÇÃO AO PÓS VENDA

Por último, mas não menos importante, atente-se ao processo de pós-vendas.

Esse é um dos grandes erros, que até mesmo os empreendedores mais experientes, cometem até hoje. 

Engana-se quem pensa que o relacionamento com o cliente se encerra após a venda ou fechamento do contrato. Mesmo que você venda um produto físico, é importante manter o contato com o cliente após a venda, isso fideliza o cliente, incentivando que ele compre mais produtos seus ou até mesmo recomende o seu negócio para alguém.

Você pode manter esse contato, solicitando ao comprador um feedback do seu produto e atendimento, por exemplo. Além disso, também é importante manter o contato dessa pessoa na sua lista de leads e continuar nutrindo-o com conteúdos mais quentes sobre seu negócio, aumentando assim as chances de retenção do cliente.

No caso de prestadores de serviços, esse processo é ainda mais importante, pois ao fechar um contrato de semanas, meses ou até anos, é fundamental que você esteja próximo do cliente durante todo esse tempo, fazendo reuniões periódicas e solicitando feedbacks do serviço, a fim de aprimorar cada vez mais seu trabalho, reter o cliente e obter recomendações do seu negócio.