Por que investir em uma franquia? Descubra com a Permute

Por que investir em uma franquia? Descubra com a Permute

O processo de franquias vem sendo aplicado cada vez mais como uma alternativa no método de comercialização e distribuição de mercadorias, produtos e serviços persistentes no mercado.

Esse sistema é visto por muitos investidores e especialistas como uma oportunidade segura de se tornar um empresário dono de seu próprio negócio. 

Através da franquia, busca-se unir o interesse de empresas (divulgar a marca e expandir mercado), com o interesse individual de investidores que buscam sucesso pessoal e profissional. O crescimento do sistema vem acontecendo de forma contínua, causando um grande impacto econômico no mundo globalizado de hoje em dia. 

Como funciona o esse tipo de negócio

O franqueado terá a aprovação para trabalhar com determinada marca já licenciada, e o franqueador o benefício de assegurar um montante de capital para crescimento de seu negócio.

Todos os trâmites são feitos com base na lei de franquia, instituída em 1994, que garante a transparência nas negociações.

Além disso, o franqueado precisa pagar uma taxa específica para concessão da franquia, o que garante acessar todo o conhecimento desenvolvido e o uso da marca.

Já o franqueador deve orientar e capacitar adequadamente o empreendedor para que ele possa implantar adequadamente a unidade, seguindo todas as normas vigentes. Esse valor dependerá dos aspectos econômico-financeiros, como lucro esperado e rentabilidade desejada.

Para fechar o negócio, as duas partes precisam assinar um contrato por tempo determinado, passível de renovação. Esse documento especifica os direitos e deveres a serem seguidos e informa que o franqueado poderá utilizar o padrão operacional e a marca da empresa em questão.

Contrato de franquia

É importante destacar que, antes mesmo de assinar o contrato, a empresa franqueadora deve entregar ao investidor com, no mínimo, 10 dias de antecedência a COF (Circular de Oferta de Franquia).

A COF traz todas as informações jurídicas, administrativas, operacionais, histórico de franquia, além dos contatos dos outros franqueados dos últimos 24 meses. Isso contribui para que o investidor tenha total conhecimento sobre a empresa que vai investir.

O contrato é um documento que sela definitivamente a relação franqueada e franqueadora. As informações devem estar dispostas de maneira clara, para que não existam dúvidas nos direitos e obrigações envolvidos nesta relação. Nele as regras, políticas e processos são esclarecidos.

Ambos devem estar cientes do conteúdo do contrato, como:  dados completos das partes; informações da empresa franqueadora; seu representante legal; os contatos oficiais para a comunicação; marcas cedidas pelo uso do franqueado; qual situação de registro no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), evitando futuros prejuízos ao franqueado.

Entender todas as disposições do contrato é fundamental para que você possa garantir que tudo ocorra exatamente conforme o planejado e que o sucesso tão desejado seja, de fato, concretizado. Por isso, é aconselhável que você procure um especialista.

Taxa de franquia

Também conhecida como taxa de licença ou taxa de início de franquia, é definida como o valor pago pelo franqueado ao franqueador para ter o direito de uso da marca e todos os benefícios da franquia. 

Na maioria das vezes, as taxas de franquias são cobradas somente no início, mas em alguns casos, essa taxa pode ser cobrada de tempos em tempos como forma de revalidação do contrato. 

Taxa de Royalties

É um valor fixo e pré-estabelecido em contrato que é pago mensalmente pelo franqueado ao franqueador com objetivo de se obter o retorno pelo uso da marca e suporte.

Taxa de Propaganda

A taxa mensal ou periódica, que o franqueado paga à franqueadora ou a quem ela indicar para contribuição ao fundo de propaganda institucional da marca.

Principais tipos de franquias

  • Franquia unitária → É aquela em que o franqueado ganha direito para abrir uma unidade em um local selecionado pelo franqueador em um centro comercial ou shopping center, por exemplo.
  • Franquia master → O master franqueado tem direito a implantar ou terceirizar outras unidades em uma determinada região, recebendo parte do valor da taxa da franquia e dos royalties. Este modelo é muito usado por empresários de grande porte no mercado imobiliário e na prestação de serviços.
  • Franquia Shop in Shop → Trata-se de um empresário individual que já tem seu próprio estabelecimento e decide criar uma franquia de outro ramo. Nessa perspectiva, a unidade franqueada funciona dentro desse espaço. 
  • Franquia individual → É o modelo convencional, quando o franqueado adquire do franqueador o direito de abrir uma unidade exclusiva. Com isso, o franqueador não venderá os direitos para outro franqueado abrir mais uma unidade na mesma região.
  • Franquia de Desenvolvimento → Aqui o franqueado abrirá mais de uma unidade em um determinado espaço de tempo. No caso, ele poderá vender unidades nessa mesma região, recebendo uma porcentagem do valor cobrado a título de franchising e royalties. Tudo firmado antecipadamente com o franqueador.
  • Microfranquia → É aquela a qual o empreendedor não possui capital alto para investimentos. Os custos iniciais são de no máximo R$90mil, por isso, eles são considerados os tipos de franquias baratas.
  • Franquia Home Based → É uma ótima opção para quem procura por baixo custo fixo, uma vez que esse tipo de franquia não exige capital para instalação, operação e/ou manutenção de um local fixo

Há muitas variáveis que você deve considerar se quiser abrir uma franquia: qual o recurso inicial aplicável, como deseja a infraestrutura, se o empreendedor já tem alguma loja, se essa loja está sendo referência no mercado, se há um cenário de crise econômica generalizada.

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